Quem Somos

APRESENTAÇÃO

Considerando o conjunto de atividades que desenvolvidas pelo grupo de professores do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, foi proposto e implantado, em agosto de 1999, o NEPI- Núcleo de Epidemiologia. O NEPI estrutura-se como polo aglutinador, integrando docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação da UEFS em atividades de ensino, pesquisa, extensão, formação e aprimoramento profissional, elevando a qualidade dos cursos ministrados nesta universidade e a qualificação dos profissionais inseridos, sendo assim constituído como grupo de pesquisa cadastrado no CNPq.

O NEPI tem como objetivos:

Estimular e dar suporte, na UEFS, ao planejamento e execução de projetos de pesquisa que utilizem método epidemiológico para produção de conhecimento na área da Saúde;
Desenvolver análises epidemiológicas da situação de saúde de populações concretas, propondo ações para o equacionamento dos problemas detectados, estabelecendo foco especial no semiárido baiano;
Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico de Feira de Santana e região, assessorando o sistema local de saúde na implementação de ações voltadas à promoção e proteção à saúde;
Estabelecer parcerias com outras universidades para estabelecimento de projetos multicêntricos voltados a diagnóstico e estratégias de enfrentamento aos problemas de saúde ocupacional de grupos específicos de trabalhadores.

As atividades desenvolvidas pelo NEPI abrangem o tripé: ensino-pesquisa-extensão. As atividades de ensino compreendem as disciplinas da área de epidemiologia ofertadas às turmas da graduação, mestrado e doutorado, tendo como professora, a coordenadora do NEPI, Tânia Maria de Araújo. Além disso são realizadas sessões científicas, voltadas aos integrantes do NEPI, com propósito de fomentar discussões sobre temas estudados pelo grupo e também atualizar e capacitar os integrantes sobre métodos de análise de dados e programas estatísticos.

No que se refere a pesquisa, desenvolve estudos relacionados às seguintes linhas de pesquisa: 1. Vigilância em Saúde; 2. Vigilância em Saúde Mental; 3. Gênero, Saúde e Trabalho; 4. Desempenho de Instrumentos de Pesquisa e 5. Saúde, Trabalho e Ambiente.

As atividades de extensão compreendem o Programa “Rede de extensão no setor saúde: ações de vigilância em saúde do trabalhador da saúde e gestão do trabalho em municípios baianos”, juntamente com a promoção de eventos (seminários, cursos de capacitação, oficinas…) voltados à comunidade acadêmica e trabalhadores.