I Simpósio dos Trabalhadores da Saúde

I SIMPÓSIO SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR traz nesta primeira edição a temática, DESAFIOS DO TRABALHO NO SETOR SAÚDE. O evento tem como objetivo suscitar um espaço de diálogos entre pesquisadores, docentes, discentes, profissionais de saúde e representantes dos municípios do entorno da UESC e de outras regiões do estado da Bahia, sendo uma iniciativa, portanto, de reflexão e preocupação com a saúde dos profissionais da saúde, visando ainda discutir as práticas de ensino-pesquisa-extensão, nas realidades do trabalho em saúde.

O evento foi realizado entre 04 e 05 de outubro de 2012, no Auditório Jorge Amado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus-BA.

A iniciativa de realizar o I Simpósio sobre a Saúde do Trabalhador: desafios do trabalho no setor saúde, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), insere-se no contexto atual das discussões do campo da saúde do trabalhador, no qual se destacam a preocupação com a produção de conhecimento da área, e o debate de soluções inovadoras de atenção a saúde dos trabalhadores. Espera-se, com isso despertar um olhar sobre as condições e processos de trabalho em que os trabalhadores se encontram inseridos.

Importância do evento

Com o tema  DESAFIOS DO TRABALHO NO SETOR SAÚDE, este primeiro simpósio foi idealizado com o intuito de discutir as questões que envolvem especialmente os trabalhadores da saúde, como forma de ampliar o olhar acerca das realidades enfrentadas frente aos processos e condições que propiciam o adoecimento destes trabalhadores. Esses trabalhadores se inserem em realidades cercadas de demandas institucionais e sociais, que impactam e modulam a sua forma de trabalhar e que agem diretamente sobre o processo saúde-doença, além de interferir na qualidade da assistência prestada à população do Sistema Único de Saúde.

Este evento propõe o compartilhamento de conhecimentos e de práticas relativas aos processos e condições de trabalho em saúde, envolvendo instituições de ensino superior, profissionais e usuários de serviços de saúde.

O simpósio também oportuniza contribuições para a pesquisa “Condições de trabalho, condições de emprego e saúde dos trabalhadores da saúde na Bahia”, que está sendo realizada com a finalidade de identificar as dimensões que envolvem o trabalho e a saúde dos trabalhadores da saúde. Esta pesquisa possui um caráter multicêntrico envolvendo sete cidades do estado da Bahia (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus e Itabuna) e parceria de pesquisadores de cinco universidades (UEFS, UESB, UESC, UNIVASF e UFRB).

Leia mais: https://simposiost-uesc.webnode.com/